Como preparar um autêntico ceviche peruano

Não basta ter os ingredientes. Para preparar um bom ceviche é preciso ter os ingredientes frescos, saber escolher um bom peixe e, principalmente, cuidar ao detalhes na hora de fazer um bom leche de tigre (o caldo que harmoniza com o peixe fatiado e demais temperos da receita).

O chef Rolando Limo, do QCeviche! São Paulo, ensina na receita abaixo todos os truques e dá dicas preciosas deste prato que é um ícone da culinária peruana.

O QCeviche! São Paulo tem duas unidades paulistana: no bairro da Barra Funda, na Av. Marquês de São Vicente, 1619, e Pinheiros, na rua Taváres Bastos, 16.

Ceviche de pescado/4 porções
Ingredientes
1 kg de peixe branco
2 pimentas dedo-de-moça
20 g de coentro fresco
200 g de cebola roxa
10 limões tahiti
Sal
Pimenta-do-reino a gosto
Aji
Alho batido
Batata-doce cozida (para acompanhar)
Milho verde cozido (para acompanhar)

Como fazer

Leite de tigre – Misture 7 dentes de alho inteiros, o coentro, a cebola, o salsão, sal, aji e a pimenta vermelha em um bowl. Macere para liberar os aromas. Despeje o suco de limão. Note que para ter o melhor suco de limão, corte a fruta em duas partes e esprema usando apenas as mãos. Não extraia o caldo até o fim da fruta para evitar de pegar nota de amargor indesejadas. Acrescente 200 g de peixe picado. Mexa e coloque o caldo em um liquidificador. Coe com uma peneira. Corte o peixe em fatias pequenas. Misture o peixe com cebola, sal, pimenta e salsinha. Esprema um limão e sirva