Caso Brumadinho: restaurantes promovem #paodequeijopelavida
Restaurantes de todo Brasil se unem para ajudar na arrecadação de fundos para as vítimas da tragédia em Minas Gerais vendendo pães de queijo

Não está fácil, a semana que passou foi marcada pela tragédia que assolou a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Em momentos como esse, para além da tristeza, precisamos ser solidários. Pensando nisso, o Instituto Brasil a Gosto, instituição sem fins lucrativos fundada pela chef maravilhosa e amiga querida, Ana Luiza Trajano, está mobilizando profissionais e empresas de gastronomia de todo o Brasil. A deia é arrecadar fundos para a vítimas vendendo pães de queijo e outros produtos.
A iniciativa, batizada de #paodequeijopelavida, partiu do chef Raphael Rego, do restaurante Oka, primeiro restaurante especializado em cozinha brasileira lá fora a receber uma estrela Michelin. Ele começou uma onda em seu perfil no Instagram ao afirmar que doará a renda das vendas do seu pão de queijo para os afetados pelo desastre.
Aqui no Brasil, a iniciativa está encontrando eco e diversos restaurantes do País, vão vender além de pães de queijo, pratos e produtos gastronômicos. Engrossam o coro a chef Tânea Romão que doará 100% da venda de 1 mês de seu icônico pão de queijo recheado com pernil no A Oficina Kitanda Brasil, em São Paulo.
Também aderiram à campanha o casal de chefs paulistanos Jefferson e Janaína Rueda que vão doar, até o dia 05/02, 50% da venda do Arroz com suã d’A Casa do Porco Bar e da Galinhada do Bar da Dona Onça. Já a chef Paula Labaki doará 50% da venda de dois de seus produtos mais famosos, o Black Rub e Red Rub, durante o mês de fevereiro. A nano bakery Lubie também vai dar sua contribuição revertendo parte das vendas da estupenda torta de cookies recheada de brigadeiro para Brumadinho.
Em Brasília, a premiada Baco Pizzaria,de Gil Guimarães, vai inovar e mudar sua operação para vender pão de queijo também, com 100% de sua renda voltada à campanha, por 1 mês.
Cada empresa será responsável por encaminhar a renda obtida com a campanha para um projeto de apoio às vítimas de Brumadinho. O Instituto está empenhado em divulgar a campanha e incentivar que mais casas ou marcas aqui no Brasil possam criar campanhas semelhantes para angariar recursos para o mesmo fim. Então se você tem um negócio e vontade de ajudar, essa é a chance.
Eu também vou dar minha contribuição: quem comprar ingressos para a primeira aula de cozinha do ano aqui na casa Sem Medida vai estar contribuindo com 50% do valor do ingresso. Para comprar ingressos só ir lá no meu Instagram @semmedida.
Abaixo, outras empresas para comer e ajudar:
Brasília, DF
Baco Pizzaria: a casa, em Brasília, mudará totalmente a logística da casa e preparará pão de queijo, com 100% renda, por 1 mês, contado a partir 29/01.
B. Oliveira Doces: de 08/02 a 28/02, 100% da venda de bolos inteiros é para o projeto.
Juiz de Fora, MG
Juliana Araújo Gastronomia: o espaço da chef, uma casa voltada para jantares, degustações e eventos, realizará um jantar (entrada, prato, sobremesa e harmonização com vinhos), com 100% renda revertida ao projeto.
Miguel Pereira, RJ
Summer Garden Restaurante: a casa participa da campanha em duas etapas. A primeira, de 31/01 a 03/02, 70% da venda dos biscoitos de queijo, vão para a causa. A partir de 04/02, entra em vigor um item exclusivo para a ação.
Recife, PE
Trattoria DaDani: no dia 01/02, o restaurante da chef Danielle Johnnei realiza um evento especial, de lançamento do coquetel que levará o nome da casa e toda a venda será destinada à campanha. A ação ainda inclui dois coqueteis exclusivos criado para Brumadinho, bem como o seu drinque mais pedido, o Puxadinho, – nesses três casos, destina-se 50% da arrecadação. Quem assina as receitas e também abraça a causa é a a Pina Cocktails.
São Paulo, SP
A Casa do Porco Bar: na casa do chef Jefferson Rueda, o arroz de suã terá 50% da venda destinada à campanha. De 30/01 a 06/02.
Arimba: no restaurante de comida caipira e tropeira, o angu tropeiro da chef Angelita Gonzaga, reverte 50% da renda durante todo o mês de fevereiro.
Bar da Dona Onça: 50% da venda da galinhada de Janaina Rueda, por uma semana, será doada ao projeto. De 30/01 a 06/02.
Lubie Bakery: em fevereiro, 50% do valor arrecadado com a venda da torta de cookie é para o projeto.
Mandioca Cozinha: na casa da chef Madu Melo, toda a operação mudou para começar a servir pão de queijo, que terá 100% renda revertida durante 1 mês: 29/01 a 28/02.
Maria Farinha: o restaurante, voltado para cozinha brasileira, doará 100% das vendas de seu bolinho caipira.
Oficina Kitanda Brasil: o pão de queijo recheado com pernil, da chef Tânea Romão, terá renda 100% à campanha, por 1 mês.
Paula Labaki: 50% da venda de dois de seus produtos, o Black Rub e Red Rub, durante o mês de fevereiro, vão para o projeto.
Rosina Empório e Gastronomia: a partir de 05/02 e durante o mês de fevereiro, 50% do valor arrecadado em sua feirinha orgânica, destinará 50% para a causa.
QCeviche: a rede dedicará 50% da renda de todas as sobremesas vendidas nas unidades Faria Lima e Barra Funda, durante 7 dias.
Vitória, ES
Caçarola Cozinha Artesanal: pacotes de bolinhas de queijo com 24 unidades, que custam R$ 25, reverterão R$ 5 para a campanha.
Mais informações: https://revistamarieclaire.globo.com/Blogs/Sem-Medida/noticia/2019/02/caso-brumadinho-restaurantes-promovem-paodequeijopelavida.html
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!